sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Madeira é legal

Você sabia que existe um projeto em São Paulo que reúne ONG, governo e entidades para o incentivo do uso da madeira certificada na construção civil? É o Programa Madeira é Legal, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da ONG WWF-Brasil, do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e de outras organizações da sociedade civil e do setor privado.

O Programa foi criado para incentivar o setor da construção civil a consumir somente madeira de origem não predatória, isto é, a madeira com certificado retirada de áreas de manejo florestal ou desmatamento autorizado. Com isso, o setor da construção civil começa a usar seu poder de compra para ajudar a inibir a extração ilegal de madeira, além de auxiliar na preservação da floresta.

O programa tem como desafio buscar mecanismos de controle como, por exemplo, a exigência da apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF) e incentivo ao uso da madeira certificada nos departamentos de compras do setor público e privado, como as grandes construtoras, para identificar e monitorar a madeira que está sendo comprada – que dever ser de origem legal ou certificada.
Quanto mais empresas do setor da construção entrarem para o programa, melhor, já que o Estado de São Paulo consome 15% da madeira amazônica e, deste total, 70% é utilizada na construção civil.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Luzes da Amazônia por Perficio Comunicação.

TOPO