terça-feira, 17 de novembro de 2009

O consumir sustentável

Sabemos que é importante a fiscalização do governo nas florestas para inibir a derrubada ilegal da madeira, que as empresas precisam procurar comprar e comercializar apenas madeira legalizada, mas tem um personagem nessa história que também é imprescindível: o consumidor. Se ele procurar apenas estabelecimentos que comercializam e fazem seus produtos com madeira certificada, com certeza o mercado irregular será atingido. Se ninguém quiser mais comprar, quem vai destruir ilegalmente?

O consumidor precisa procurar e exigir em suas obras e móveis madeira com origem legal, não mais aquela contrabandeada de terras indígenas ou de áreas com situação fundiária irregular, extraída através do trabalho forçado ou escravo e comercializada sem o pagamento de impostos, mas legalizada pela corrupção. O mercado consumidor deve estar atento, pois adquirir essas madeiras é um crime.

O FSC, em parceria com o Banco Real, criou o Guia de Compras Páginas Verdes, com empresas que trabalham com madeira certificada. Além disso, o consumidor pode se informar em sites como:
- www.compradores.org.br, do Grupo de Compradores de Produtos Florestais Certificados;
- www.pfca.org.br, dos Produtores Florestais Certificados da Amazônia.
- www.wwf.org.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Luzes da Amazônia por Perficio Comunicação.

TOPO