domingo, 8 de novembro de 2009

Certificado de preservação

O mercado de madeira certificada cresce cada vez mais, porém o uso da ilegal ainda é grande

A derrubada indiscriminada da mata, o uso de práticas com grande poder de destruição, como as queimadas, e o comércio ilegal de madeira estão sempre em pauta nas discussões sobre a preservação das florestas. Nos últimos anos várias tentativas, como o boicote de países europeus e dos Estados Unidos à madeira de florestas tropicais, não surtiu efeito e até agravou o problema ao diminuir as oportunidades de crescimento das comunidades locais.

A união da exploração sustentável da floresta e o desenvolvimento das comunidades é apontada como a melhor alternativa para o problema. Com isso entra no mercado a madeira certificada. A madeira de origem legal, explorada e comercializada de forma socialmente responsável e ambientalmente sustentável, ou seja, que tem capacidade de se recuperar antes de ser explorada novamente.

E como afirmar que aquela madeira foi retirada de forma legal da floresta? Assim como os certificados para os prédios verdes, a madeira também conta com selos que garantem sua procedência. A certificação de madeiras para construção civil, ou para produtos derivados de madeira, é concedida às empresas que realizam o manejo florestal (plantio, cultivo e extração) e adotam práticas de responsabilidade ambiental e social, e às empresas que manufaturam e comercializam produtos de madeira certificada.

No Brasil, o certificado mais conhecido é do Forest Stewardship Council (FSC). O FSC (www.fsc.org.br) foi criado em 1993 para estabelecer padrões de manejo florestal aceitos internacionalmente, garantindo assim que as práticas de exploração florestal sejam socialmente justas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. As normas de gestão florestal do FSC são baseadas em 10 Princípios e Critérios para a gestão florestal responsável.

São dois tipos de certificação, um que aprova empresas da cadeia de custódia de produtos florestais, ou seja, aquelas que processam, manufaturam e/ou comercializam produtos certificados. No Brasil, temos aproximadamente 185 empresas certificadas nesta categoria. O outro certificado é concedido às empresas responsáveis pelo manejo sustentável de florestas. No Brasil, temos 36 empresas certificadas nesta categoria.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Luzes da Amazônia por Perficio Comunicação.

TOPO